VOLUNTARIADO

VOLUNTARIADO

—


Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices de participação voluntária.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística a taxa de voluntariado em 2018 foi de apenas 7,8%, tendo cerca de 695 mil pessoas da população residente com 15 ou mais anos participado em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário.
A maioria das pessoas voluntárias (11,3%) tem entre 15 a 24 anos de idade.
Só na Bulgária e na Roménia se faz tão pouco trabalho voluntário!!

Nós acreditamos que as pessoas não se envolvem não porque não querem, mas porque ainda não encontraram a sua forma de fazer a diferença!

Desde que potenciamos o voluntariado que as ruas ganharam cor e as escolas ganharam vida. As comunidades estão organizadas e são participativas e os miúdos e graúdos andam de peito para fora porque têm talentos. Sentem-se confiantes, há um grande espírito de entreajuda e há no ar a certeza de que o melhor ainda está para vir: em casa, no bairro, na rua, no centro educativo, na residência, na instituição.

Na raiz deste movimento de voluntariado estão as Escolas de Superpoderes e o Reformers, o nosso modelo de franchising social, que qualquer município, instituição, organização e empresa pode ter. Em traços muito simples temos mentores voluntários que partilham os seus talentos com grupos de aprendizes que podem ser crianças e jovens em risco de exclusão social e insucesso escolar ou séniores isolados.

Quero ser mentor
—

Fases das Escolas de Superpoderes e Reformers

Plano Operacional - Programa Superpoderes Plano Operacional - Programa Superpoderes

Objectivos

1.

CAPACITAR crianças, jovens, adultos e seniores para serem agentes de mudança nas suas comunidades, através de diferentes talentos que aprendem;

2.

Aumentar o ENVOLVIMENTO CÍVICO, social e político do público-alvo e, consequentemente, da comunidade;

3.

Consciencializar para os problemas AMBIENTAIS, sociais e económicos das comunidades e para o papel da responsabilidade de cada um na sua resolução;

4.

Promover os VALORES de um Transformer: informalidade. alegria, criatividade, partilha, gratidão, pensamento crítico, consciência social, cooperação e resiliência;

5.

Identificar os TALENTOS de cada um e colocá -los ao serviço da comunidade;

6.

PAYBACK: devolver à comunidade tudo aquilo que se aprendeu, minimizando ou resolvendo um problema social.

Público Alvo

Escolas de Superpoderes

Projeto de partilha de talentos, onde mentores voluntários ensinam crianças e jovens em risco de exclusão social e/ou insucesso escolar uma atividade todas as semanas durante o período do ano letivo com o objetivo de aumentar a consciência social do grupo através do payback!

Aprendizes:
2 aos 23 anos

Mentores voluntários: 16 aos 100 anos

Mínimo 1 ano letivo

Reformers

Projeto de partilha de talentos, onde mentores voluntários ensinam seniores isolados uma atividade todas as semanas durante o período mínimo de um ano com o objetivo de aumentar a autonomia, enquadramento social, autoestima e criação de rede de suporte!

Aprendizes:
60 aos 120 anos

Mentores voluntários: 16 aos 100 anos

Mínimo 1 ano letivo

T-bros & T-sis

Programa de tutoria 1 para 1 aos aprendizes inseridos nas escolas de superpoderes. Os mentores voluntários também podem ser tutores de um aprendiz para trabalhar de forma individualizada o seu desenvolvimento social e humano.

Aprendizes:
2 aos 23 anos

Mentores voluntários: 16 aos 100 anos

Mínimo 1 ano letivo

Clube-t

Depois dos aprendizes kids participarem numa escola de superpoderes podem de forma autónoma e auto gestão constituir um clube-t e ficarem responsáveis pela dinamização do mesmo na comunidade.

Aprendizes:
12 aos 15 anos

Mínimo 1 ano letivo

Co-mentoria

Processo pelo qual todos os aprendizes têm de passar quando querem ser mentores. Durante vários meses dão aulas acompanhados por um mentor mais experiente.

Aprendizes:
14 aos 18 anos

Mentores voluntários: 16 aos 100 anos

Mínimo 1 ano letivo

Resultados

97%

dos mentores continua a fazer voluntariado

40%

afirma que ser voluntário foi importante para a empregabilidade

74%

mantém contacto com os amigos que fez

77%

taxa de voluntariado entre aprendizes

80%

afirma saber melhor o que quer fazer na vida

47%

pratica regularmente a atividade que aprendeu

44.3%

diminuição da taxa de retenção escolar dos aprendizes

20%

alunos com pelo menos uma classificação negativa diminuiu

30%

aumento na taxa de alunos sem resultados negativos

Stand Up for Something

Queres muito fazer voluntariado mas não tens disponibilidade regular para o fazer connosco ou não estamos (ainda) com intervenção na tua cidade?
Não te preocupes e vê o que preparamos para ti

Stand Up for Something!
—

Escolas de Superpoderes

Vídeo