ASSOCIATIVISMO

ASSOCIATIVISMO


—

Porquê investir no associativismo

O associativismo é uma das melhores formas de influenciarmos as decisões políticas e, desde que nos constituímos como associação juvenil em 2010, que temos vindo a comprovar isso mesmo!
São muitas as evidências que demonstram a relação direta entre altas taxas de participação associativa nos países e um envolvimento da sociedade civil nos processos de decisão política. O norte da Europa é mestre nisso, sendo que os países com mais baixa taxa de participação associativa são precisamente aqueles onde existe pouca abertura para incluir a sociedade civil nesses mesmos processos: Espanha e Portugal.

Com excepção da área do ambiente, o movimento associativo em Portugal tem pouca capacidade de condicionar o debate político, as decisões que aí se produzem e, muito menos, a produção de legislação. Se queremos uma sociedade menos individualista, que participe mais na vida democrática, temos que potenciar os movimentos associativos. Por assumirem um papel complementar ao Estado, por colocarem na agenda causas globais, por serem espaços de crescimento, debate e democracia.

Participar não é só fazer voluntariado ou ir votar, até porque temos cidadãos e não eleitores.

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO

Nós acreditamos que ainda se olha para este assunto "de fato e gravata" e foi por isso que criamos dois mega programas de estímulo ao associativismo:


ALead
Promoção do Associativismo Estudantil


Com este programa vamos ajudar-te a criar a tua AE ou potenciar a que já tens, tornando-a na mais cool e com mais impacto!

Sabe mais sobre o AElead

XLead
Promoção do Associativismo Juvenil


Programa online intensivo focado na criação, gestão e crescimento da tua associação!
São 5 semanas de pura aprendizagem e networking!
Sabe mais sobre o XLead